Publicado setembro 25, 2020 por

Modelagem de dados

 Assim, estar atualizado neste assunto é importante para qualquer profissional da área. Serve como material introdutório ao tema de modelagem de dados, apresentando um breve resumo sobre o assunto.

Modelagem de dados é o ato de explorar estruturas orientadas a dados. Como outros artefatos de modelagem, modelos de dados podem ser usados para uma
variedade de propósitos, desde modelos conceituais de alto nível até modelos físicos de dados. Do ponto de vista de um desenvolvedor atuando no paradigma orientado a objetos, modelagem de dados é conceitualmente similar à modelagem de classes.

Com a modelagem de dados identificamos tipos de entidades da mesma forma que na modelagem de classes. Atributos de dados são associados a tipos de entidades exatamente como associados atributos e operações às classes. Existem associações entre entidades, similar às associações entre classes – relacionamento, herança, composição e agregação são todos conceitos aplicáveis em modelagem de dados.

No entanto, algumas pessoas modelam métodos de banco de dados (stored procedures, stored functions e triggers) quando estão realizando a modelagem física dos dados.

Apesar do foco deste artigo ser modelagem de dados, existem normalmente alternativas para artefatos orientados a dados.

Procure um dos nossos consultores para mais informações:
Informações de Contato:
📍Av. Dr. Cardoso de Melo 1460 - Vila Olímpia, São Paulo.
www.veles.com.br
📩contato@veles.com.br 
☎️ (11) 2501-3078
📱(11)99125-1166